Estação_AJ_musics

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

POLÍTICA: Morre o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos

13/8 - Aeronave cai sobre academia de ginástica em Santos, no litoral de São Paulo. Acidente aconteceu por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feria (13) e ainda não há informações sobre vítimas. Corpo de bombeiros trabalha no local (© Tassio Ricardo)
Candidato à Presidência estava em avião que caiu em Santos na manhã desta quarta-feira
Informação Inicial
Aeronave cai sobre academia de ginástica e deixa pelo menos 10 pessoas feridas em Santos, no litoral de São Paulo. Acidente aconteceu por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feria (13). Base Aérea de Santos informou que avião saiu do Rio de Janeiro. Corpo de bombeiros trabalha no local.

Morreu na manhã desta quarta-feira (13) o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, aos 49 anos. A informação foi confirmada ao R7 pelo deputado federal Walter Feldman (PSB-SP) e pela Prefeitura de Santos, onde caiu o avião em que viajava.
Candidato à Presidência pelo PSB, Campos ia de avião do Rio de Janeiro para o Guarujá, em São Paulo, onde teria agenda pública de campanha. O jato Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, em que ele viajava, caiu na cidade de Santos por volta das 10h desta quarta-feira. 
O Corpo de Bombeiros confirmou dez mortos no acidente — oito que estavam que no avião e duas em terra.
Campos morre no mesmo dia em que o avô Miguel Arraes 

Dilma e Aécio cancelam agenda de campanha após acidente
A assessoria de imprensa do PSB tem outro número. Além de Campos, estavam no avião mais seis pessoas: o cinegrafista Marcelo Lira; o fotógrafo Alexandre Severo; os assessores Pedro Valadares e Carlos Percol; e dois pilotos. A lista oficial de mortos deve sair às 15h.
O avião que caiu decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à Base Aérea de Santos. Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo, segundo a FAB. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.
Campos foi governador de Pernambuco por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2014, e se licenciou do cargo neste ano para concorrer à Presidência da República. Antes de se eleger governador, Campos foi deputado por três mandatos consecutivos. Em 2005, o político pernambucano se tornou ministro da Ciência e Tecnologia do governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Leia a nota da Prefeitura de Santos na íntegra:
"Nota Prefeitura de Santos
Na manhã desta quarta-feira (13), a Cidade de Santos registrou um acidente aéreo entre as ruas Vahia de Abreu e Alexandre Herculano, no Boqueirão. Foi registrada a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República, Eduardo Campos, e dos demais ocupantes da aeronave. Neste momento de dor, a Prefeitura de Santos informa a decretação de Luto Oficial de três dias por esta tragédia. Desde o momento do acidente, a Administração Municipal mobilizou sua estrutura de Saúde, Guarda Municipal, Companhia de Trânsito e da Defesa Civil para auxiliar o Corpo de Bombeiros ao atendimento das vítimas, combate ao incêndio, além de adotar medidas de suporte à equipe mobilizada pela ocorrência. Nossa preocupação, no momento, é prestar toda a solidariedade e assistência aos familiares das vítimas e moradores da região atingida pela aeronave.
Gabinete do Prefeito de Santos"

Perfil Eduardo Campos

      Eduardo Campos começou a militância política ainda na universidade, como presidente do diretório acadêmico da faculdade de economia. Exerceu o cargo de secretário estadual da Fazenda entre 1995 e 1998. Campos foi deputado federal três vezes (1994, 1998 e 2002). Em 1998 foi o deputado mais votado do estado (173.657 votos). Em 2003, tomou posse como ministro de Ciência e Tecnologia, no primeiro mandato do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2005, assumiu a presidência nacional do PSB. Em 2006, lançou sua candidatura ao governo de Pernambuco e foi eleito com 65% dos votos. Em 2010, disputou a reeleição e obteve a vitória no primeiro turno com mais de 82% dos votos válidos, a maior votação proporcional para governador no Brasil nessas eleições. Em 2013, quando iniciou o projeto de concorrer à presidência, rompeu com o Planalto e aos poucos assumiu postura de oposição. Surpreendeu o meio político ao filiar a ex-senadora Marina Silva ao PSB e fazer com que ela abrisse mão da corrida presidencial para ser vice em sua chapa. Eduardo Campos é casado com a economista e auditora do Tribunal de Contas do Estado Renata Campos, com quem tem cinco filhos: Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário