Estação_AJ_musics

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

NOTÍCIAS: Corpo de turista morta será enviado à Itália e Polícia prende amiga da turista morta

Família decidiu que Gaia Molinari, 29, encontrada morta na praia de Jericoacoara, não será mais cremada. Italiana era envolvida com causas humanitárias e foi estrangulada;
As duas viajaram juntas para Jericoacoara, no dia 21, e pretendiam retornar na véspera de Natal. Depois de prestar depoimento como testemunha, farmacêutica teve prisão decretada por contradição em relatos.
Inicialmente, a família pensou em cremá-la, mas decidiu que o corpo será embalsamado e encaminhado para a Itália.

"Não sabemos quando o corpo poderá ser encaminhado para a Itália. Os familiares também decidiram não vir para o Brasil”, explica Misici. Na última sexta-feira, 26, a Polícia Civil identificou o suspeito de ter matado a turista italiana Gaia Molitnari. Algumas testemunhas foram trazidas para Fortaleza e prestaram depoimento na Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur).


Segundo informações da Polícia Civil, Gaia Molinari chegou a Fortaleza no último dia 16, a passeio. Ela ficou hospedada em um albergue, onde conheceu uma farmacêutica carioca, também turista. As duas viajaram juntas para Jericoacoara, no dia 21, e pretendiam retornar na véspera de Natal. Porém, apenas a turista carioca embarcou no ônibus da volta.

O corpo da italiana foi encontrado por um casal que passava por uma trilha na localidade de Serrote, considerada uma Área de Preservação Ambiental (APA), que é rota de acesso para a Pedra furada, principal ponto turístico de Jericoacoara. Segundo informações do perfil de Gaia Molinari no Facebook, ela residia em Paris, mas era natural de Piacentina, na região Norte da Itália.


A farmacêutica Miriam França, que acompanhou Gaia Molinari, 29, na viagem para Jericoacoara, foi presa por suspeita de participação no homicídio, conforme informações divulgadas nesta segunda-feira, 29, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A turista carioca inicialmente foi ouvida na condição de testemunha, mas teve a prisão decretada após contradição em depoimento.
Miriam foi encaminhada à Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), onde deve permanecer por 30 dias à disposição das autoridades que investigam o caso. A Polícia informou que outras informações sobre a investigação serão divulgadas em coletiva de imprensa, realizada nesta tarde na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

MUNDO: Kate Upton é eleita a mulher mais sexy de 2014

Kate Upton
A revista “People” criou sua tradicional lista dos “Melhores do Ano” de diversas categorias.
Na categoria “Mulher Viva Mais Sexy do Ano”, uma das mais disputadas da lista, a escolhida foi a modelo Kate Upton.
Será que ela merece? Concordam?
Confira alguns .gifs:






quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Ceará: RioMar Fortaleza abrirá mais 40 lojas até março

O shopping RioMar Fortaleza abrirá, até o primeiro trimestre do ano que vem, serão 40 novas lojas. Apenas quatro lojas tiveram os nomes divulgados: Tok&Stok, Versus, VR e Svarowiski. Ainda em dezembro, serão inauguradas 27 novas lojas.

No projeto do shopping, está prevista a expansão da praça de alimentação com 18 novas lojas também para 2015. Além disso, o shopping negocia com outras dez marcas. Também haverá uma reserva estratégica de 20 lojas para uso do próprio empreendimento.

Hoje, o RioMar Fortaleza possui 251 lojas abertas e 50 quiosques, totalizando 301 negócios. Esse é o 12º empreendimento do Grupo JCPM, que foi inaugurado no dia 29 de outubro com 201 espaços de negócios em atividade.

As marcas exclusivas são: All Bags, Alphabeto, Ana Capri, Armani Jeans , Daslu, Diesel, Esmalteria Brasil, Espaço Fashion, Kronne, LAB, Loucos e Santos, Loungerie, CORI, EMME, Mundo do Galaxy, New Balance, Oculum, Oh Boy!, Ricardo Almeida, Rosa Chá, Via Veneto, Cecilia Dale, Coach.

O mix de lojas é semelhante ao de outros empreendimentos de mesmo porte do grupo, o Salvador Shopping e o RioMar Recife. Mais de 60% das lojas de Fortaleza também está nos outros dois. Ao todo, o empreendimento terá 385 lojas. A expectativa é de que 100 mil pessoas visitem o shopping diariamente.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

EDUCAÇÃO: UFC 60 anos: A sessentona que é top

Maior investimento e expansão são aspectos apontados para explicar as boas colocações que a Universidade Federal do Ceará tem conquistado. A instituição comemora 60 anos esta semana

UFC 60 anos: A sessentona que é top

Maior investimento e expansão são aspectos apontados para explicar as boas colocações que a Universidade Federal do Ceará tem conquistado. A instituição comemora 60 anos esta semana
notícia 2 comentários
Décimo terceiro lugar no Ranking Universitário Folha (RUF), 46 cursos destacados no Guia do Estudante 2015, 45ª entre as 501 universidades ibero-americanas avaliadas pelo Scimago Institutions Ranking (SIR), 964ª posição no mundo e 16ª entre as brasileiras no Center for World University Rankings (CWUR), ranking que considera as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. Concorrendo com universidades centenárias e tradicionais, o ano de 2014 foi de bons resultados em avaliações nacionais e internacionais para Universidade Federal do Ceará (UFC), que completa 60 anos nesta terça-feira, 16.


No RUF, a mais recente e uma das mais respeitadas avaliações, a UFC avançou três posições, é a 10ª entre as federais e a segunda do Nordeste, atrás somente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O RUF, feito anualmente desde 2012 pelo jornal Folha de S. Paulo mapeando o desempenho de 192 instituições, leva em conta cinco dimensões em que a UFC ficou nas seguintes colocações: 11ª em pesquisa, 21ª em ensino, 11ª em reconhecimento do mercado, 5ª em internacionalização e 27ª em inovação, somando uma nota de 87,76 pontos em um total de 100. A UFC subiu de posição em quatro dos cinco quesitos.

Para o atual reitor da universidade, professor Jesualdo Farias, as atuais conquistas são frutos de fatores como expansão, aumento de investimentos federais e melhor qualificação do corpo docente, em um processo que vem sendo planejado desde 2007. De 2008 a 2014, foram criados 45 cursos de graduação, 24 de doutorado e 22 de mestrado. O campus da UFC no Cariri se tornou a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Os campi de Sobral e Quixadá foram criados e dois novos campi estão sendo implantados em Russas e Crateús.

“Todo esse processo de expansão atraiu para a UFC um grande contingente de mestres e doutores e abriu oportunidades para milhares de jovens estudantes. Em seus 114 cursos de graduação, 54 de mestrado e 42 de doutorado. Houve um grande aumento do orçamento, o que garantiu a melhoria da infraestrutura e contribuiu para o avanço na qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão”, diz o reitor.

Deixar de ser somente uma universidade na Capital e ir até cidades do Interior é para o professor Wagner Andriola, coordenador de Avaliação Institucional, um grande avanço, uma vez que leva conhecimento para “rincões antes esquecidos” e lá capitaneia talentos. Andriola destaca ainda o aporte de financiamentos da iniciativa privada em pesquisa o que, para ele, se reflete principalmente no incremento de inovações tecnológicas. “O avanço pelo qual a UFC está passando é um caminho sem volta”, acredita.

Não à toa, em 2014, a UFC foi, pelo terceiro ano consecutivo, a instituição mais procurada do País, com base no Enem de 2013, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com um total de mais de 262 mil inscrições, o que caracteriza um crescimento de 27% em relação a 2013.

CIDADANIA: 1ª corrida de cadeiras de escritório diverte participantes em Brasília

Teve até sofá com rodinhas e competidor de camisa e gravata

Nem o tempo fechado e chuvoso deste domingo (14) em Brasília desanimou os participantes da 1ª Corrida de Cadeiras de Escritório. O evento, realizado no Eixão, na altura da 206 Norte, às 10h, reuniu uma turma disposta a participar da competição inusitada e muitos curiososNem o tempo fechado e chuvoso deste domingo (14) em Brasília desanimou os participantes da 1ª Corrida de Cadeiras de Escritório. O evento, realizado no Eixão, na altura da 206 Norte, às 10h, reuniu uma turma disposta a participar da competição inusitada e muitos curiosos. O evento foi marcado pelo Facebook e tinha quase cinco mil pessoas confirmadas. No entanto, cerca de 100 apareceram e aproximadamente 30 competiram em suas cadeiras de escritório.
Com uma linha de chegada improvisada, os participantes foram divididos em baterias eliminatórias até chegar à final. As regras proibiam qualquer ajuda, seja motorizada ou força animal. Cada competidor tinha que usar sua própria força para chegar até o final dos cerca de 40 metros em cada bateria.
Um dos participantes chamou a atenção ao chegar no Eixão com um sofá de escritório. Ele colocou rodinhas embaixo do móvel, se vestiu para o trabalho com camisa, calça e gravata, mas foi desclassificado porque levou um estagiário para empurrá-lo. Além disso, o sofá foi 'veículo' para mais de um competidor ao mesmo tempo Um dos participantes chamou a atenção ao chegar no Eixão com um sofá de escritório. Ele colocou rodinhas embaixo do móvel, se vestiu para o trabalho com camisa, calça e gravata, mas foi desclassificado porque levou um estagiário para empurrá-lo. Além disso, o sofá foi "veículo" para mais de um competidor ao mesmo tempo.
   É a primeira vez que o Brasil sedia a competição, que já teve edições em outros países. O músico brasiliense Marcelo Seabra, um dos organizadores, teve a ideia de criar o evento nacional depois de ver edições que ocorreram na Alemanha e Austrália

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Ceará: Varjota: Prefeitura conclui construção de Creche Pro-Infância, padrão nacional

Fotos atuais do Centro de Educação Infantil (Creche Pró-Infantil), padrão nacional, bairro Empréstimos.
A Prefeitura Municipal de Varjota de Varjota, através da Secretaria de Obras do município concluiu, nos últimos dias, as obras da construção de mais um grande benefício para a população varjotense.
Trata-se de mais um Centro de Educaçao Infantil, uma Creche Pro-Infancia, desta vez no bairro Empréstimos, 
que atenderá a 208 crianças de famílias carentes do citado bairro, que vão poder trabalhar sabendo que suas crianças estarão em um estabelecimento educacional de padrão nacional, de alta qualidade, recebendo todos os tratamentos e atendimentos que uma criança precisa para ter uma excelente educação, como os estudos, alimentação adequada, diversão e muito carinho.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Administraçao Cidade de Todos, com o Governo Federal.

 
Esta é a segunda creche deste tipo que a Prefeita Rosa consegue para os varjotenses, sendo que a terceira já está prestes a ser concluída, no bairro Pedreiras.
A primeira foi construída, inaugurada e está funcionando no bairro Ararinha, onde as famílias atendidas, contam que este é um dos melhores benefícios que Varjota já conseguiu na sua história.
A prefeita Rosa tem dito que este projeto é um dos que mais tem valido a pena, em seu trabalho e gestão.

Ceará: Seca na Serra da Ibiapaba atinge seu auge extremo e desfavorece o turísmo da região

Baturité Riachos, cascatas e temperatura amena. Esses três predicados naturais estão se tornando cada vez mais escassos nas regiões serranas do Ceará. Além do Sertão, a falta de água já é acentuada no Maciço de Baturité. As chapadas da Ibiapaba, do Apodi e do Araripe também estão sofrendo. Além do desconforto para quem mora nessas regiões, precisando cavar poços ou sair à procura de água, a economia também está sendo afetada.
 Clima serrano, somente nas madrugadas, com a queda da temperatura; mesmo assim, ainda bem longe dos 17°C com que se acostumaram os moradores e apreciavam os visitantes.
No Maciço de Baturité, todos os municípios da macrorregião estão sofrendo com a estiagem prolongada. A situação mais grave é notada em Pacoti. O Município enfrenta racionamento de água há mais de 15 dias. A população reclama da falta de informação e de medidas para solucionar o problema.
O abastecimento nas torneiras é inconstante. A esse respeito, o secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Moésio, informou que a responsabilidade é da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). "Nossas comunidades rurais estão sendo abastecidas por poços profundos mantidos pela Prefeitura", acrescentou.

Além dos moradores, os comerciantes da região também amargam os efeitos da estiagem prolongada. Antônio Marcos da Silva é proprietário do Balneário Brejo, um espaço recreativo popular situado a cerca de 15Km do Centro de Baturité. Ele recebia de 800 a mil visitantes a cada fim de semana, mas, quando a seca começou, há cerca de três anos, o movimento passou a cair, vertiginosamente. Hoje, ele amarga prejuízos, mas tem esperança de a chuva retornar e da água voltar a correr no riacho do brejo, atraindo novamente a clientela.

Nos outros balneários a situação é a mesma. Apenas o Remanso Hotel de Serra, em Guaramiranga, mantém estrutura receptiva para os clientes. As piscinas estão cheias. Eles possuem poço profundo.
Quem também está preocupado com a seca prolongada no Maciço de Baturité é o secretário de Cultura e Turismo de Mulungu, Pedro Paulo Moreira. Segundo ele, a cidade tem no turismo de aventura, nas trilhas e banhos de cascatas uma das suas principais fontes econômicas. Hoje, as cachoeiras Redonda, do Macaco e do Perigo, mais procuradas no Município, estão secas. Perderam a visita de turistas e até da população local. Não bastasse isso, há preocupação quanto ao Carnaval. Mulungu divide com Pacoti a melhor festa popular da região, mas, se as chuvas não começarem a cair, a festividade estará comprometida.

O Governo Federal não disponibilizará verba para as cidades onde houve decretação de estado de emergência. A preocupação de todos os gestores municipais da região é a mesma. Na maior cidade da região, Baturité, a população já recebe água do reservatório de Aracoiaba desde outubro, por meio de uma adutora. A barragem Tijuquinha, de onde a água era captada para os moradores, já atingiu seu volume morto. São comuns as panes nos motores de bombeamento da adutora e, às vezes, a água deixa de chegar às torneiras das casas por até 15 dias. "Alívio na região, apenas nos condomínios fechados. Além de ótima estrutura, possuem poços profundos", ressalta Ozanam.

Zona Norte

Na Serra do Jordão, em Sobral, o abastecimento tem sido feito por carros pipas e foi denunciado pelo vereador Adaldécio Linhares que a água fornecida é de péssima qualidade. O vereador ainda chegou a dizer que os carros que fazem os transportes são velhos e enferrujados. Outro ponto citado pelo representante dos moradores da Serra do Jordão está relacionado à quantidade de água. Dos 7 mil litros que são retirados no reservatório, devido o vazamento ocasionado nos tanques dos carros-pipa, somente chegam à comunidade aproximadamente 4 mil litros.

Em São Benedito, na Serra da Ibiapaba, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Osmar Gomes, conta que a situação para os produtores está difícil, principalmente para os que moram nas zonas mais distantes da cidade. "Muitos poços profundos de 80 metros estão completamente secos, além disso, a tensão da energia não é bastante para aguentar os motores para puxar água dos que ainda não secaram. A Zona do Carrascos é hoje uma das nossas piores realidades: temos lagoas secas ou secando. Já a maior atração turística da região, a Bica do Ipu está seca há mais de dois meses.
Diário do Nordeste

Fortaleza é um dos lugares mais procurados para festas de fim de ano

Fortaleza é um dos lugares mais procurados para festas de fim de ano

A capital cearense aparece em segundo e terceiro lugar no ranking de cidades mais procuradas para Natal e Ano Novo

O Rio de Janeiro fica em primeiro lugar nas duas datas, com 9%



Fortaleza aparece entre os destinos mais procurados pelos brasileiros para as festas de Natal e Réveillon, segundo mostra o levantamento do site Mundi, comparador de passagens aéreas e hotéis do Brasil.
 O Rio de Janeiro fica em primeiro lugar nas duas datas, com 9%. Fortaleza e Recife empatam na semana do Natal, com 7%, e no Réveillon, Recife fica em segundo lugar no pódio, com 9%, e Fortaleza, em terceiro, com 8%.
 A pesquisa foi feita entre julho e outubro de 2014, com base nos usuários do site. Segundo a CEO, do Mundi, Ana Araújo, a tendência dos turistas brasileiros é escolher as cidades praianas nas festas de fim de ano.


"Com o calor brasileiro, as praias roubam a cena nesta época. Além disso, são locais que contam com festas animadas, belíssimas queimas de fogos e shows musicais. E para os que gostam de pular as sete ondas no segundo minuto do Ano Novo, o destino praia é indiscutível.", afirmou Ana Araujo.

 No ranking dos locais mais visitados no fim do ano ainda aparecem mais três cidades do Nordeste: Natal, João Pessoa e Maceió.

Confira o ranking das cidades mais procuradas por datas:

Natal
Rio de Janeiro - 9%
Fortaleza - 7%
Recife - 7%
Salvador - 6%
Natal - 4%
João Pessoa - 4%
Maceió - 3%
Porto Alegre - 3%
Teresina - 3%
Brasília - 2%

Réveillon
Rio de Janeiro - 9%
Recife - 9%
Fortaleza - 8%
Salvador - 6%
João Pessoa - 5%
Natal - 4%
Maceió - 3%
Teresina - 3%
Aracaju - 2%
Porto Alegre - 2% 

O POVO Online

Edital Ceará Natal de Luz 2014 está com inscrições abertas até segunda-feira (08)

Até a próxima segunda-feira (08) estão abertas as inscrições para o XI Edital Natal de Luz. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, destinará R$ 594 mil em investimento, valor mais de 30% superior ao da edição anterior. Produtores, gestores, artistas, brincantes e demais representantes da cultura popular estiveram reunidos para conhecer as novidades desta edição. Editais Secult 2014
Algumas novidades surgiram com a publicação do XI Edital Natal de Luz, principalmente quanto ao novo plano de trabalho disponibilizado pela Secult para preenchimento. Trata-se de um formulário específico para se estabelecer convênios com o Governo do Estado do Ceará. O novo documento entra em vigor em virtude das novas regras de convênios e congêneres estabelecidas pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), já divulgadas pela Secult no último dia 13 de novembro.


A coordenadora do Fórum Cearense de Cultura Popular, Sheila Fernandes, destacou que essa é a primeira vez do edital no formato apresentado e que, por isso, é "interessante que as informações sejam articuladas". "Queremos que as pessoas que trabalham com a cultura popular tenham mais esclarecimentos. Quanto mais grupos participarem do edital, mais diversidade cultural teremos. Por isso estamos divulgando o novo edital", esclarece Sheila, que participa regularmente também como parecerista de editais de cultura popular.

Para mais informações sobre o Edital Natal de Luz 2014
SIEC: (85) 3101.6765

05.12.2014
Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura ( dalwton.moura@secult.ce.gov.br / 85 3101.6761)