Estação_AJ_musics

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Nova Russas: NR sofre com a falta de higine da população


lixo

Em Fortaleza assim como em Nova Russas não existe lei específica para punir quem joga lixo nas ruas ou em locais extremamente inapropriados. A Capital do Ceará é uma verdadeira vergonha em termos de higiene da população.

No Rio de Janeiro entrou em vigor, nesta terça-feira, 21, uma lei municipal que estabelece multas de R$ 157 a R$ 3 mil para quem jogar lixo no chão, com o objetivo de combater quem suja a cidade e diminuir o custo da limpeza municipal. O valor varia de acordo com o tamanho do resíduo e o impacto que ele causa no ambiente.

Em Fortaleza, não existe uma legislação específica sobre o assunto. Assim como também não existe em nossa cidade, que melhorou em termos de limpeza das ruas, com maior valorização do trabalho dos garis e geração de empregos na área. Destacando o trabalho do prefeito nesse quesito de administração. Mas seria também muito interessante que um grupo de vereadores buscassem no código de postura do município alguma penalidade para que se mantenha a cidade mais limpa e também menos poluída, e que não seja jogado lixo em locais impróprios. A Prefeitura e a empresa responsável pela limpeza urbana cumprem com seu papel, todavia, se faz necessário que a população também faça à sua parte. 

 

OBS AJ: Além do lixo jogado nas ruas, também destaco que a ignorância popular é cada vez mais surpreendente, antigamente só se via queimarem roçados, no qual isso era feito em determinados tempos para os agricultores plantarem ou também em tempos de fogueiras aqui em nossa cidade e no nordeste todo é comum nas festas juninas homenagear os santos; Porém, tenho visto bastante e por onde quer que se vá nessa cidade sempre tem alguém queimando lixo, seja no meio da rua, seja em quintais, seja em acostamentos de vias e/ou meio-fio ou mesmo algum desempregado que não tem o que fazer, toca fogo somente por prazer de ver o meio ambiente se desgastar os poucos.

 

O problema se dá principalmente no campo cultural, pois as pessoas sempre delegam a responsabilidade da limpeza à prefeitura, deixando de lado ações básicas, como não jogar lixo no chão, não poluir os rios e nem queimar lixo seja lá onde for. O  maior problema  nesse âmbito se dá com a formação de pontos de lixo. Fica um ciclo vicioso, colocado em locais inadequados, são problemas como esse que precisam ser combatidos tanto na capital como em Nova Russas.  A população também precisa colaborar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog