Estação_AJ_musics

sábado, 13 de abril de 2013

Política: 100 dias de governo em Nova Russas

Como se pode definir um governo em apenas 100 Dias?

AJ Obs: Acredito que esse período é apenas para "se botar ordem na casa", exigir que seja feitas obras e grandes projetos, é no mínimo crítica exagerada, diferentemente do que se pode ser falado ao fim de um governo; Toda expressão é aceita desde que não seja injuria.


De um lado, uma corrente de pensamento que defende o equilíbrio da máquina pública, do outro uma oposição que cobra ações imediatas em relação a saúde, educação e social. Afinal de contas quem está com a razão nessa construção e desconstrução do pensamento político de Nova Russas.
A população procura uma  resposta para os questionamentos levantados. Antes, porém, de emitir um parecer sobre a temática, é preciso fazer ponderações, ou seja, para se fazer um diagnóstico do governo atual é preciso fazer um corte na história de Nova Russas, sobretudo no aspecto político e econômico levando em consideração os últimos seis anos de administração municipal. Qualquer cidadão em sã consciência sabe que o novo governo é fruto de ações e fatos determinados pelos governos passados.
A oposição defende a ideia de que o novo governo não pode ficar olhando para os  governos anteriores e precisa continuar olhando para frente.  Todavia, quando se trata de salários atrasados deixados pelos governos anteriores, eles ressaltam que o atual governo tem que arcar com as dívidas dos governos passados porque a dívida não é do prefeito e sim da prefeitura. Então questiono, como o governo atual não pode olhar para traz se as suas ações hoje estão completamente ligadas aos atos do passado.
Temos que olhar para frente sim, mas, lembrar a população que esse novo governo ainda sofre pelos maus feitos dos governos passados. Dentro dessa linha de pensamento, os atos dos governos anteriores interferem no desenvolvimento do atual governo.
Muitos fatos ocorreram para que Nova Russas sofresse política e economicamente. Os quatro anos que antecederam a atual gestão causaram prejuízos econômicos, políticos, éticos e morais ao município perante o Estado do Ceará. Imagem esta que precisa ser reconquistada paulatinamente. O quadro de desajuste político foi tão grande que num espaço de 4 anos, todos foram situação e oposição no mesmo mandato.
O povo acompanhava atentamente aos debates, os que antes se defendiam dos ataques, passaram a atacar, deixando a população sem compreender o que é situação e oposição em Nova Russas.
A ideologia perdeu seu conteúdo original e transformou-se na busca pela tomada do poder para permanecer no poder.
Gonçalo Diogo foi eleito nesse vácuo de desilusão e incertezas. Se a população acertou ou não, só o tempo dirá. Contudo, afirmamos que é muito cedo para fazer um julgamento de um governo que está apenas começando. Não existem milagres em política, existe trabalho e compromisso. Somente ao final dos 4 anos após o término da Gestão é que o povo poderá julgar se acertou ou se errou na sua decisão. A população escolheu Gonçalo Diogo  porque estava cansada da mesma retórica, do comodismo e das relações que permearam o poder nesse período. O atual prefeito começa seu governo pagando dívidas e mais dívidas para equilibrar a máquina administrativa, fatos concretos que inviabilizam o aceleramento da máquina pública. O tempo não permite que o município ande num ritmo acelerado. É impossível construir uma realidade diferente em 4 meses que vem sendo desconstruída há 6 anos.
Os que pedem urgência, já tiveram a oportunidade de fazer e não o fizeram. Os que acreditam que é possível construir um caminho novo, é preciso maior empenho para dar uma resposta num espaço menor de tempo. A população por outro lado espera que os serviços essenciais sejam prioridades, mas, precisam entender que esse novo governo precisa de mais tempo para colocar em prática aquilo que hoje se traduz em boa intenção.
100 dias não são suficientes para avaliar um governo, principalmente de um município que sofre anos a fio de desgovernos.
A sociedade tem que estar atenta para não ser penalizada, não pode ficar refém de grupo ou grupos políticos. Nenhum governo até os dias de hoje acertou na sua plenitude, mas os governos que trabalharam bem intencionados e voltados para o bem coletivo colheram os frutos do reconhecimento do povo. Nova Russas não é um patrimônio da classe política, a classe política é que é uma parte do patrimônio de Nova Russas.

Matéria: Ceará Notícias
Edição: AJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog