O
Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública
e Defesa Social (SSPDS), dando continuidade a implementação do
"Programa em Defesa da Vida", realizará novo concurso público para a
Polícia Civil, com o objetivo de ampliar o número de delegacias que
funcionam 24 horas e de fortalecer o trabalho da polícia judiciária. O
governador Cid Gomes autorizou, na última sexta-feira (09), o secretário
da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, a adotar as
medidas necessárias para a abertura de concurso público para a
contratação de 763 novos policiais civis, sendo 168 delegados, 336 escrivães e 259 inspetores.
A
necessidade de ampliação do número de delegacias 24 horas e a
localização dos equipamentos que passarão a ter o horário estendido
foram apontadas após observações produzidas e consolidadas em razão da
demanda criminal nas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), comandadas
por um delegado, um oficial da Polícia Militar e um oficial do Corpo de
Bombeiros.
A
medida propiciará vários benefícios, como por exemplo, um atendimento à
população em tempo integral, mais rápido e mais próximo da realidade da
respectiva comunidade e maior eficiência e eficácia na resolução dos
crimes ocorridos na área. A ampliação do número de delegacias 24 horas
também possibilitará a fixação e a potencialização do policiamento
ostensivo e preventivo a cargo das equipes da Polícia Militar, além da
redução dos custos com combustível e manutenção das viaturas, visto a
consequente redução de deslocamento das equipes da PM para lavratura de
flagrantes em outras áreas, especialmente à noite e nos finais de
semana, quando só os polos plantonistas funcionam. A medida ainda
promoverá uma maior integração entre as forças de segurança que atuam na
respectiva AIS, o conhecimento decorrente da troca continua de
informações sobre os criminosos e tipos de delitos que são praticados na
área.
Uma
portaria do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social indicará as
delegacias 24 horas que, inicialmente, se somarão as já existentes na
Capital, Região Metropolitana e Interior, sempre levando em conta a
mancha da criminalidade. A portaria regulamentará ainda a formação em
bloco dos concursados (Delegados, Inspetores e Escrivães), visando o
funcionamento adequado das delegacias 24 horas logo após a nomeação dos
aprovados, bem como os critérios de escolha de vagas que se dará pela
ordem de classificação no curso de formação.
Uma
comissão composta por dois representantes da SSPDS, dois da Polícia
Civil, dois da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e um da
Academia Estadual de Segurança Público (Aesp) será nomeada para dar
prosseguimento aos trâmites do concurso.
15.05.2014
Coordenadoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome,
(85) 3101.6517 e 8766.0028
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