Estação_AJ_musics

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MEIO AMBIENTE: Lixão causa transtorno aos moradores de Ipueiras

Populares dos bairros Lamarão, Vila Nova e Papagaio da cidade de Ipueiras sofrem as conseqüências de um lixão a céu aberto.
Em denúncia ao site oliveiradomingos.com, moradores informaram que o lixo de parte da cidade é despejado em um lixão a céu aberto na localidade de Papagaio e incinerado periodicamente, causando grande transtorno, doenças respiratórias, dentre outros ônus. A coluna de fumaça pode ser vista facilmente a quilômetros de distância quando a incineração é ativa. A fumaça branca percorre vários bairros da cidade deixando um rastro de doenças principalmente em idosos e crianças.
Foram procurados: Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Sr. Lisboa Lima, Secretário de Administração, Sr. Tardelli de Oliveira e o próprio gestor atual, Sr. Raimundo Nonato de Oliveira (Raimundo Mariano). Fotos e vídeos legitimam o estado de poluição e o descaso com os habitantes das redondezas, pois são obrigados a conviver com um ar contaminado. Durante a madrugada a fumaça  chega a pairar como uma névoa de pura poluição.

Poluição

 
O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc.
Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose, produz também o chorume, que é um líquido mal-cheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos. O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos. Por sua vez, o lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades.

Leis

 Na legislação infraconstitucional, a Lei nº 9.605/98 trata dos crimes ambientais, cabendo-nos relevar o art. 54, o qual traz o seguinte, “in verbis”:
“Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena: reclusão, de um ano a quatro anos, e multa.

" __ Em Nova Russas não está sendo muito diferente, mas aqui não é em apenas um local, é em vários locais, não que sejam especificamente lixões; Mas claramente tanto em locais abertos como em residências se pode ver isto acontecendo diariamente. E até mesmo nos interiores, isto já vem se tornando uma prática; errada é claro. Uma verdadeira falta de respeito com o meio ambiente, como se não houvesse carro do lixo e muito menos como se não houvesse latas e lixeiras exclusiva para tal fim que é guardar o lixo para depois ser reciclado e/ou levado para longe dos cidadãos. O Problema é que os próprios cidadãos que são mal-educados, são quem comete este erro estúpido e ninguém, nenhuma autoridade toma providências, simples assim."  

Nenhum comentário:

Postar um comentário